INTRODUÇÃO

O Lisboa Triathlon é um dos maiores eventos a nível Europeu na meia distância e um favorito dos atletas. Esta é a 11ª edição de uma prova já “veterana", com a participação de atletas de mais de 40 países vindos de todos os cantos do planeta.

É um evento singular nesta modalidade disputado no coração de uma capital Europeia, Lisboa. A prova de Lisboa é o evento com mais divisões em todo o mundo, temos uma divisão “feita à medida” para quase todos. Atribuímos além das medalhas de ‘Finisher’, cerca de 90 troféus.

O nosso objectivo é ter uma PROVA e uma divisão para todos os "tamanhos" e objectivos, um evento para toda a família.

Temos quatro provas no mesmo dia, três para adultos que ocorrem em simultâneo e uma prova para as crianças logo a seguir às provas dos adultos.

O Lisboa Triathlon Half-Ironman Distance é disputado nas distâncias de 1.9km natação – 90km ciclismo – 21.1km corrida). E, em conjunto com alguns dos melhores atletas do mundo, temos divisões para CEO’s, CMO’S, CFO’s, GM’s, e outros altos cargos administrativos empresariais, como participantes. Temos uma divisão por pesos, a CLYDESDALE DIVISION (mais de 90 kilos para os homens e mais de 80 kilos para senhoras), a “TOP GUNNER” para todos os ramos das Forças Armadas e forças de segurança privada, as divisões por idades e a ELITE / PRO DIVISION.

A prova Olympic Plus Battle of the Sexes é disputada nas distâncias de 950m natação – 45km ciclismo – 10,5km corrida, exactamente metade da distância da prova principal. É disputada ao mesmo tempo e no mesmo percurso da prova mais longa, com a particularidade de ser uma corrida em que as mulheres, partem com 12 minutos de avanço sobre os homens. É a Guerra dos Sexos.

O Lisboa Triathlon Corporate Challenge é uma prova disputada em estafetas. É mais vocacionada para as empresas, mas também é bem-vindo quem quiser formar uma equipa, para participar.

O ‘team building’, é uma excelente forma para encurtar e fortalecer relações comerciais com os seus parceiros e ou novos potenciais parceiros, sendo uma forma divertida, para levar a "sua empresa ao pódio".

Para participar nesta prova as equipas têm que ter pelo menos dois elementos e no máximo três. Cada membro da equipa, homens ou mulheres, deve completar um segmento da prova. No caso de ser uma equipa com apenas dois elementos, um deles fará dois segmentos, da prova, seguidos ou não.

O Kids Aquathlon, é uma prova extraordinária que reúne mais de 500 jovens dos 8 aos 15 anos.

Três dias, três provas para adultos e uma para crianças, feira de desporto, festa de encerramento

ENQUADRAMENTO

O local onde se disputa a prova é excepcional, o Parque das Nações em Lisboa, a apenas 3km do Aeroporto Internacional de Lisboa.

O prova é disputada em forma de “circuito fechado”, sendo de 2 voltas na natação, 4 voltas no ciclismo e 4 voltas na corrida (na distância Olympic Plus e Corporate, é exactamente a metade das distâncias, em todas as disciplinas, natação, ciclismo e corrida).

A zona de transição, fica situada sob uma pala de cimento suspensa, a maior do mundo no seu género, podendo acolher mais de 2.000 atletas e bicicletas, ao mesmo tempo.

A natação, disputa-se num lago artificial, o que permite aos espectadores, acompanhar toda a prova dos nadadores.

O ciclismo, disputa-se num percurso muito rápido e plano, em quase toda a sua totalidade, com uma ligeira inclinação de 1km, junto ao ponto de retorno, e é totalmente fechado ao trânsito.

A corrida, é toda ela disputada num percurso plano, com 4 voltas de cerca de 5km cada (2 no Olympic Plus).

Durante os 3 dias do evento, haverá também uma exposição de artigos de desporto e saúde, onde encontrarão tudo o que é necessário para a pratica do triatlo e desporto em geral, uma zona de restauração, junto à meta e actividades dos nossos parceiros.

Participe, ponha o seu corpo e mente em forma, traga a sua empresa, os seus filhos e amigos.
O Lisboa Triathlon 2016 é um evento para toda a família, junte-se a nós de 5 a 7de Maio em Lisboa.

Treine em segurança! Até Lisboa!!

Três dias, três provas para adultos e uma para crianças , feira de desporto, festa de encerramento

MANUAL DO ATLETA

A INSCRIÇÃO INDIVIDUAL INCLUI

  • 1 Participação na prova seleccionada
  • 1 saco de prova
  • 1 pulseira identificadora de atleta
  • 1 touca de natação
  • 1 T-shirt alusiva à prova de 2017
  • 1 dorsal
  • 1 tatuagem para braço
  • 1 tatuagem para perna
  • 1 autocolante p/ bicicleta
  • 2 autocolantes p/capacete
  • 1 autocolante p/ saco de prova
  • t-shirt finisher
  • medalha de finisher
  • prémios monetários, se qualificado para tal
  • zonas de apoio com comida e bebidas, ao longo da prova
  • acesso à zona de recuperação com direito a massagem, comida e bebidas
  • melhor staff do mundo!

A INSCRIÇÃO DE EQUIPA INCLUI

  • 1 Participação da equipa na prova
  • 3 sacos de prova
  • 3 pulseiras de identificação de atleta
  • 1 touca de natação (para o nadador)
  • 3 t-shirts alusivas à prova de 2017
  • 1 dorsal (para o corredor)
  • 1 tatuagem p/braço (para o corredor)
  • 1 tatuagem p/perna (para o corredor)
  • 1 autocolante p/bicicleta
  • 2 autocolantes p/capacete (para o ciclista)
  • 1 autocolante p/saco de prova
  • 3 t-shirts e 3 medalhas de finisher
  • zonas de apoio com comida e bebidas, ao longo da prova
  • acesso à zona de recuperação com direito a massagem, comida e bebidas
  • melhor staff do mundo!

Nota: Por favor, verifique se tem tudo completo, quando levantar o seu kit de participante, no secretariado da prova. O CHIP É ENTREGUE QUANDO EFECTUAR O CHEK-IN DA BICICLETA NA ZONA DE TRANSIÇÃO.

A EXPO

Na expo, podem encontrar praticamente tudo o que necessita para a prova, desde os óculos aos fatos para a natação, ciclismo, massagens, mecânicos, e muito mais. A expo, normalmente tem cerca de 20 expositores com vários produtos e serviços. Pode também encontrar junto à zona de meta, uma zona de restauração.

QUE DEVE FAZER PRIMEIRO, NO FIM DE SEMANA DA PROVA (ver horário)

Dirija-se ao secretariado da prova, no stand da Lexus, munido de uma identificação (carta de condução, BI ou CC, Passaporte, etc). Para as equipas, basta um elemento, mas que terá de ter a certeza de que transmitirá todas as informações sobre a prova, aos seus companheiros, bem como os kits de prova.
Aproveite o seu tempo para visitar a expo e a loja de Merchandising do evento.

PASTA PARTY

Pasta Party terá lugar na quinta-feira das 20h00 até às 23h00 no Restauranre Buffalo Grill. Se ainda não tiver a sua senha de acesso ao pasta party, recolha-o no secretariado da prova. Necessita de um, para aceder ao pasta party e os lugares são limitados. Custo da senha 20€

ESTACIONAMENTO

Se tem carro, recomendamos o parqueamento junto da estação ferroviária, do outro lado da rua do Shopping Vasco da Gama, ou na avenida que se dirige ao aeroporto, Av. Berlim, ou no lado norte da avenida junto à Torre Vasco da Gama, o Hotel Myriad. Se parquear o carro em qualquer lugar no local do percurso de ciclismo ou da prova, o seu carro será rebocado.

CHECK-IN DAS BICICLETAS

A prova será no sábado dia 7 de Maio de 2016, mas o check-in na Zona de Transição é na sexta-feira, excepto se tiver optado na sua inscrição pelo bike check-in no sábado (indicado na inscrição, no ponto check-in de bicicleta, esta opção tem um custo logístico adicional de 10€).

NATAÇÃO


Somente os atletas nadadores são autorizados a entrar na zona da natação (atenção aos participantes da divisão estafeta e corporate). Deve ter a sua toca, colocada na cabeça, dentro da zona de natação. Somente os atletas da próxima partida são autorizados a permanecer dentro da zona (todos os nadadores, podem fazer o seu aquecimento, mas terão de sair da água e da zona de partida antes da sua vez de partir. Os nadadores serão autorizados a entrar, quando for a sua vez (conforme informação disponível das “séries”).

INFORMAÇÃO DAS PARTIDAS DA NATAÇÃO


  • 1ª série – 07H30 SENHORAS OLYMPIC PLUS BATTLE OF THE SEXES
  • 2ª série – 07H42 HOMENS OLYMPIC PLUS BATTLE OF THE SEXES,
  • 3ª série - 07H48 Half-Ironman DISTANCE RACE COPORATE CHALLENGE / ESTAFETA
  • 4ª série - 07H 55 Half-Ironman DISTANCE ELITE HOMENS E SENHORAS

  • 5ª série – 08h00 Divisões CEO, Clydesdale, TopGun e AGE-GROUPs 20 – 24, 25 – 29, 30 – 34, 35 – 39
  • 6ª e última série - 08h05 AGE-GROUPS RESTANTES (40 – 44 E ACIMA)

FATOS

É legal, mas não obrigatório a sua utilização se a temperatura da água, for inferior a 20o Celsius. Normalmente a temperatura da água no Lisboa Triathlon situa-se entre os 17º e os 19º Celsius, por tanto, o uso de fato, deverá ser legal. Por favor, NÃO ESQUECER as tocas de natação. A organização NÃO tem tocas extra. Se esquecer ou perder a sua, poderão comprar uma na Expo.

OS DIAS QUE ANTECEDEM A PROVA

O evento começa oficialmente, na quinta-feira, com a abertura da expo e do secretariado da prova, às 15h00. Neste primeiro dia, o secretariado e a expo fecham às 20h00.

Na sexta-feira, o secretariado e a expo, abrem das 10h00 às 20h00. Recomendamos fortemente, estarem atentos ao briefing (ver horário), especialmente se é a primeira vez, que participam na prova Lisboa Triathlon, pois é da vossa responsabilidade, saber todas regras e o regulamento, mas NÃO É OBRIGATÓRIO, assistir ao briefing.

Sexta-feira é o único dia em que terão oportunidade de nadar na zona da prova, antes do dia da prova. Aproveitem a oportunidade, para a testar.

Sexta-feira, é também o dia de efectuarem o chek-in da vossa bicicleta, na zona de transição.

Sexta-feira, é um dia muito preenchido. Certifique-se de que o tem bem organizado, para fazer tudo o que necessita.

Não se esqueçam do Pasta Party na 5ª-feira, uma oportunidade para trocar impressões sobre a corrida e conhecer os restantes participantes, antes da prova.

Lembre-se sempre do nosso lema: “Se começou, tem de acabar!” ;-)

TROFÉUS

Para cada divisão, atribuímos troféus aos 1º, 2º e 3º classificados, para os receber, terá de comparecer à sua entrega, ou alguém em sua representação.

PRÉMIOS MONETÁRIOS, CONFORME TABELA SEGUINTE

Os atletas com direito a receber prémios monetários, não necessitam estar presentes, na cerimónia de entrega de prémios. (Serão contactados por email)

Half-Ironman Distance (Female and Male)

  • 1st place 700€
  • 2nd place 400€
  • 3rd place 250€
  • 4th place 100€

Olympic Plus

  • 1st place overall 500€

Os prémios monetários serão entregues até 90 dias após a prova

TATTOOS DA COM O NÚMERO

Cada participante ou equipa, recebe um conjunto de 2 tattoos, com o mesmo número. Esses tattoos, são para colocar na parte superior do braço, entre o ombro e o cotovelo e na perna oposta, atrás, na zona dos gémeos. Caso essa zona esteja coberta com meias de compressão ou outras, coloque noutra área bem visível, esta é a sua identificação na prova. Para aplicar os tattoos, certifique-se de que a pele não tem óleo ou loção, e é só colar, da mesma forma que um tattoo temporário, normal, retira o papel de proteção, aplica na zona a tatuar e cobre durante alguns segundos com um pano molhado, de seguida retira o pano e o papel de proteção, gentilmente.

Se fizer parte duma equipa, onde só o corredor tem de usar os tattoos, e tiver dificuldades em colocá-los, peça ajuda no secretariado. Teremos colaboradores na zona de transição, com marcadores corporais, no caso de alguma coisa correr mal, com os tattoos.

ESTAÇÕES DE APOIO

Abastecimentos, estará situado um à saída da água, com copos de água.
No ciclismo, no ponto de retorno, perto da zona de transição. Isto quer dizer que, que terá uma estação de apoio, a cada 22,5km. Para a prova de ciclismo, teremos somente bidões de bicicleta com água, barras ZIP VIT e bananas.
Para a corrida, teremos 3 abastecimentos, com coca-cola, água, Gatorade, barras e gel ZIP VIT, laranjas e bananas. Na zona de recuperação, na meta, teremos tudo o que é necessário para o ajudar a recuperar, salgados, água, melão, uvas e outras frutas frescas, bebidas.

CASAS DE BANHO

As casas de banho, estão situadas, junto à zona de recuperação, e junto aos abastecimentos, ao longo da prova de atletismo. Não haverá casas de banho, no percurso do ciclismo. Certifique-se de que vai à casa de banho, antes da prova, de preferência, no seu quarto do hotel.

LIMITES DE TEMPO

Não haverá limite de tempo, para o Olympic Plus - Battle of the Sexes. Para a distância Half-Ironman, o limite é 1h15m para a natação (após a sua partida), 5h30 para acabar o ciclismo, a partir do início da prova (às 7h30), 8h00 para terminar toda a prova, a contar do momento em que a iniciou a sua prova.

GUARDA DOS SACOS E LEVANTAMENTO DAS BICICLETAS

A guarda dos sacos, é feita no secretariado, junto á meta. Os vossos sacos, devem estar identificados, com o sticker que lhe fornecemos no race kit, para esse efeito, antes de o entregarem aos nossos colaboradores.
As bicicletas, podem ser recolhidas da zona de transição, logo após o ultimo concorrente terminar o segmento do ciclismo, e sair para a corrida. Deve ter o seu peitoral (BIB) com o seu no ou qualquer outro meio de identificação que indique os juízes que é participante, para poder levantar a sua bicicleta.

Também deverá ter consigo o timing chip, para poder levantar a sua bicicleta e entregá-lo aos juizes, ou terá de pagar 50€ pela sua perda.

SÁBADO – DIA DA PROVA!

Se for um (last minute bike check-in) participante que vai fazer o check-in da sua bicicleta na zona de transição no próprio dia da prova, certifique-se de que chega com tempo suficiente. A zona de transição no dia da prova, abre às 5h30. Também pode ir verificar a sua bicicleta, se já fez o check-in no dia anterior. Para fazer o check-in no próprio dia tem que ter uma pulseira especial que deve pedir no secretariado, custa 10€. 

O secretariado (junto à meta), também abre às 5h30, se ainda não tiver o seu kit de prova.
Agora, a primeira coisa que deve fazer, se já tiver tudo preparado, é tomar o seu pequeno almoço cedo (não coma nada que não costuma comer, nos dias de prova...), e certifique-se de ir à casa de banho!!
Existem casas de banho portáteis, no local da prova, mas acreditamos que será mais confortável, se for ao seu hotel, se este ficar perto...

Certifique-se da sua hora de partida (quando é a sua hora de nadar), e prepare-se para o grande dia!
Olhe para os seus amigos e familiares quando passar por eles durante a prova e sorria para as fotografias!

Este é um dia para recordar e se “gabar” mais tarde. Nós estaremos à sua espera na meta e lhe entregar a sua T- SHIRT E MEDALHA DE FINISHER (não deixe de usar logo após terminar a prova ;-) ...).
De seguida dirija-se á zona de recuperação para se hidratar com comida, fruta e bebidas, enquanto espera pela sua massagem e sessão de alongamento.

Vá à entrega de prémios!! Depois de tudo isto, não é todos os dias que pode relaxar com os outros companheiros e os membros da organização, tomar uma bebida, relaxar e contar as suas histórias, tudo isso, faz parte do evento!!

Desfrute a prova, e até à meta!!

REGRAS BÁSICAS E REGULAMENTO

NATAÇÃO

Somente os nadadores, elementos da segurança, organização e convidados especiais, são autorizados na zona da natação, no dia da prova. Todos os nadadores, farão o seu aquecimento (ver horário), mas têm de sair da água e da zona de natação, 10 minutos antes da prova começar. Os nadadores, devem prepara-se para a sua partida, o mais rápido possível. Logo após ser dada a partida para uma série, os que partem a seguir, deverão entrar, para a zona de natação, e prepararem-se.

Especialmente, se for um dos mais rápidos, posicione-se atempadamente para a partida, pois é normal acontecerem inúmeros contactos (murros, palmadas, puxões), e ser agredido na cara, acidentalmente. Procure os espaços abertos.

ZONA DE TRANSIÇÃO


Para fazer o chek-in da vossa bicicleta, devem apresentar-se com todo o vosso equipamento de prova e identificação do equipamento, ou NÃO serão autorizados a entrar, na zona de transição. Na zona de transição, devem deixar tudo o que precisam, para a prova de ciclismo e corrida. Não podem deixar o equipamento da natação, na zona de transição, quando sair. Na zona de transição, deve ocupar somente o seu espaço, e deixar dentro do cesto que lhe é entregue à entrada da zona, tudo o que precisa utilizar na prova.
Se fizer parte de uma equipa só o ciclista precisa fazer o “bike check-in” mas deve levar o kit completo de participação, seu e do atleta que vai nadar e correr.

CICLISMO


Em todas as provas do Lisboa Triathlon NÃO É PERMITIDO ANDAR NA RODA. Terão de manter uma distância de 12 metros (entre a vossa roda da frente e a roda traseira do concorrente à vossa frente), e 3 metros de distancia lateral, excepto, quando vai a ultrapassar o concorrente à sua frente. Para concretizar a ultrapassagem, tem 20 segundos, para o fazer. Se vê que não consegue, dentro desse espaço de tempo, DEVE AFASTAR-SE. É da responsabilidade do atleta que segue na traseira, manter essas distâncias. Se o ciclista ultrapassado, quiser recuperar o seu lugar, tem 20 segundos para o fazer, ou então, DEVE RESPEITAR AS DISTÂNCIAS.

É uma decisão exclusiva dos Comissários de Prova, decidir se um ciclista vai ou não a fazer drafting (“na roda”). Os pontos de retorno, por exemplo, não são zonas de drafting, nem pequenas ruas onde a distância não é possível manter. Não tente adivinhar nem contestar a decisão do Comissário, se você fez drafting ou não, e se ele lhe aplicou uma penalização ou não. Se quiser saber qual foi a penalidade, estará a fazer a pergunta errada. NÃO FAÇA ISSO. FAÇA UMA CORRIDA JUSTA! Os Comissários e a organização estão na prova para o ajudar a ter uma prova melhor e mais justa. Seja correcto, seja seguro.

Com certeza que há momentos em que um grupo roda junto, nomeadamente, nas curvas, nos retornos, bem como em zonas mais estreitas. Nesses casos, não é considerado drafting, desde que não rolem a uma velocidade elevada, que se possa considerar de drafting. De qualquer das formas, será sempre uma decisão dos Comissários de prova, seja correcto, não o faça.

CORRIDA

Deve correr sempre, no seu lado direito, para facilitar a passagem dos atletas mais rápidos, especialmente nas curvas cegas, onde poderá encontrar um outro corredor. Na última volta deve ir em linha recta para a linha de meta.

PROTESTOS E APELOS

Deve apresentar o seu protesto ou apelo, aos Comissários de Prova, no período de 15 minutos, após a publicação dos resultados. A decisão do Comissário de Prova, é definitiva.

PENALIZAÇÕES

Cartão amarelo, 5 minutos de penalização, segundo cartão amarelo, mais 5 minutos de penalização, e uma terceira penalização, desclassificação automática.
As penalizações, aplicam-se durante toda a prova.

Este website armazena cookies no seu equipamento. Estes cookies são utilizados para melhorar a sua experiência de navegação.