Antes de mais parabéns no compromisso assumido de fazer um triatlo!

É absolutamente normal não saber como se preparar para fazer a primeira prova, e também é natural que não conheça quem já tenha feito, provavelmente é esse mesmo o motivo pelo qual ainda não tinha tomado esta decisão.

Os triatlos não são "só" para atletas superdotados. Conhecemos bem o sentimento de achar que fazer uma prova de triatlo é "algo impossível", "demasiado difícil para sequer tentar" e que "é melhor deixar este desporto para os que treinam como doidos". Irá perceber que ,não só participar numa prova não é impossível, como também o irá ajudar a ultrapassar os seus limites mais do que alguma vez achou possível.

Se já tomou a decisão de fazer a prova, já deu o primeiro passo, e se já fez a sua inscrição, já deu o segundo passo. É perfeitamente possível treinar para completar a prova em apenas 3 meses. Dependendo da sua condição física e motivação, escolha a distância e prova em que quer participar. Vamos a isto!

Vamos ao segundo passo já que a sua decisão está tomada! Faça a sua inscrição AQUI... Não foi díficil também. Agora que o seu calendário está definido e a data marcada, vamos aos detalhes.

O que precisa realmente para fazer a prova?

O equipamento para a prática do triatlo pode sair bastante caro rapidamente, uma bicicleta de topo custa facilmente alguns milhares de euros, um fato para a natação mais algumas centenas, sem falarmos do ténis, roupa para a prova, kits para a bicicleta, capacete, óculos de sol, etc.

A regra a seguir é: use o que tem e aos poucos vai adquirindo material mais sofisticado e adequado às exigências.

Muitos dos melhores triatletas fizeram a sua primeira prova numa bicicleta de 150€ e provavelmente nem usaram a fato para a natação, aliás, se a água estiver acima de 21º C nem sequer é permitido o uso de fatos - na prova de Lisboa a temperatura da água está em média entre os 18º e os 20º C. De qualquer forma, no caso dos fatos para este tipo de atividade, já existe muita oferta com preços muito acessíveis.

Por isso, para fazer a sua primeira prova, ao gerir o seu orçamento, vai acabar por gastar menos do que imagina. Mas precisa no entanto de ter todo o equipamento necessário, a organização, para participar na prova, apenas dá o material especifico que o identifica em prova, os números para usar em si e no seu equipamento e a touca para a natação.

Vamos então a aquilo que precisa realmente, na verdade, apenas 5 coisas são absolutamente indispensáveis:

  • Fato para entrar na água (este é o único que não é obrigatório mas ajuda)
  • Óculos para a natação
  • Bicicleta
  • Óculos de sol (tem a função, principalmente, de proteger os seus olhos de mosquitos, poeira, etc.)
  • Capacete aprovado pelo código de estrada
  • Ténis para correr (e para andar de bicicleta)

Pode não ficar com aspeto de atleta profissional, mas também não vai arruinar o seu orçamento na sua experiência. Considere que é muito melhor ser mais lento do que os outros numa bicicleta menos boa, do que ser o mais lento numa bicicleta muito boa… não precisa começar a fazer triatlo a gastar milhares de euros, só precisa começar.


Treinar para um triatlo

Treinar para uma prova é intenso, mas completamente possível. Caso não tenha ou conheça um grupo para treinar, encontra facilmente muitos programas de treino, ou alguém que possa dar as primeiras dicas. Siga o programa de treinos e conseguirá estar preparado em apenas 3 meses (pelo menos para participar).

A natação

Este é o segmento mais curto e também o que mais assusta. A chave é manter a calma e tentar nadar relaxado, na natação quando mais força fazemos e mais rapidamente queremos dar aos braços, mais resistência criamos e acabamos por ir mais devagar em vez de mais rápido. Tente também ficar longe da confusão. Se tem pouca prática, escolha começar mais ao lado em vez de ir logo no meio.

Leve em conta que pode sentir-se muito bem quando sai da água mas ainda faltam dois segmentos, aprenda a dosear o esforço.

A bicicleta

Pode comprar a melhor e mais moderna bicicleta, mas um dos pontos mais importantes no segmento do ciclismo, se não está habituado a longos treinos, é sentir-se confortável, afinal, vai ficar sentado na sua bicicleta de 2 a 4 horas, dependendo da prova que selecionar. Por isso, "qualquer" bicicleta de garagem, desde que em boas condições, é suficiente, embora claro, a qualidade e estado da bike também ajude a fazer a diferença.

A corrida

Este é provavelmente o segmento mais praticado por todos, no entanto, muita gente corre de uma forma errada e acaba por desenvolver alguma lesão ou não conseguir fazer este segmento da melhor forma. Mais uma vez, procure alguns conselhos e poderá inclusive encontrar algumas dicas na internet.

Para terminar

O triatlo não é só para superatletas com ambições de alta competição e que parecem geneticamente mais "desenvolvidos" que nós. O triatlo é um dos desportos que mais cresce atualmente no mundo inteiro e há uma boa razão para isso. Todos os dias existem cada vez mais "pessoas normais" a querer experimentar (no caso da prova de Lisboa esse facto é particularmente evidente, ao termos ajudado nesta prática crescente).

Para ajudar um pouco nos seus treinos e preparação, vamos lançar em breve, minicompetições em ginásios. Fique atento e pare de ler, chegou a hora de começar a treinar!

Boa sorte e até Lisboa!!

Este website armazena cookies no seu equipamento. Estes cookies são utilizados para melhorar a sua experiência de navegação.